30/08/2012

Desmascarando as drogas


Assim como todos osfestivais do CMFI, o Marreco agrega ações que vão além demanifestações artísticas. O evento trabalha com os aspectos culturais dacidade. Culturais no sentido Tayloriano da palavra! Como? Promovendo atividades que faz os cidadãos refletirem conceitos sociais, políticos, ambientais etodo o complexo que envolve a transmissão de conhecimento entre o 'ser' e o 'seu meio'.

Ontem, Lucas André de Paula e Bruno Fontouraabriram o festival com um tema polêmico: Drogas. O debate, previsto para durar1 hora e meia, alcançou mais de duas horas de discussão. A sala lotada de pessoasinteressadas e participativas quanto ao assunto fez com que a conversa tomassevários rumos interessantes, que foram além das questões de saúde pública, legalizaçãodas drogas e tráfico.

Lucas de Paula explica que a droga em si não é umproblema social, e sim a relação do indivíduo com a droga. “A realproblemática está na forma em que a droga é abordada pelas políticas públicas. Sehá uma politica de repressão haverá o afastamento do usuário das portas dasaúde pública diminuindo assim apossibilidade de tratar uma possível dependência.Por isso a importância de sediscutir esse tema sem tabus” completa.

Além das discussões políticas, sociais e biológicas,Bruno Fontoura arrematou o debate esplainando questões culturais, históricas emorais. Ele explicou sobre a mudança de consciência, a alterção de foco que asdrogas sofreram nos últimos anos.

O festival continua durante a semana com váriasatividades. Hoje acontece as 16h a Oficina de Midialivrismo e as 19h o CineDebate com o filme “O Veneno está na mesa” com o tema “Você é o que você come”para discutir.

Faça sua inscrição aqui.
Confira os locais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário