30/08/2012

Oficina de midialivrismo



Com o intuito de formar agentes de comunicação livre e multiplicar o pensamento de trabalho colaborativo e interdisciplinar nas áreas de comunicação, integrantes do Centro Multimídia Fora do Eixo: Ana Carolina Moraes e Luiza Guedes vão ministrar oficina focada em planejamento e execução de cobertura de eventos seja em texto, vídeo, foto e novas mídias, principalmente voltado para internet.

A oficina busca passar conhecimento com uma linguagem simplificada e ferramentas acessíveis, além de discutir os conceitos envolvidos na forma de trabalho do Centro Multimídia FdE, como o Cidadão Multimídia e Repórter Multimídia. Os oficineiros ainda têm a oportunidade de vivenciar e utilizar todos esses conceitos e ferramentas na prática, produzindo a cobertura colaborativa do festival.

Centro Multimídia FdE

Pensando nesse novo formato de comunicação através de redes online, a oficina de midialivrismo vem discutir projetos que o Circuito Fora do Eixo tem desenvolvido há 5 anos em seu Centro Multimídia. Os estudos permeiam as relações comunicativas que, passam do conceito descendente para o trabalho horizontal. Por exemplo: Como ter eficiência em comunicar a meio tecnológicos que viabilizam a produção própria de matérias, escolha dos próprios conteúdos e grande concentração de informações em pouco tempo? Como trabalhar e analisar onde o midialivrismo pode alcançar?

O Centro Multimídia Fora do Eixo (CMFdE) reúne agentes da cadeia de produção cultural independente, conectando-se em trabalhos colaborativos de abrangência nacional com um objetivo específico principal: gerar novos agentes midialivristas, além do objetivo macro, que e comunicar ações do Circuito Fora do Eixo para o resto Brasil e mundo. A intenção é promover a formação de opinião por parte dos agentes da cultura independente e manter o estímulo ao debate em consonância com a prática da produção multilinguagem. Alguns Entre os temas norteadores do Eixo estão: Redes sociais, Mídias livres e Produção de conteúdo.

Cobertura Colaborativa:

Com o próposito de estender a discussão sobre midialivrismo para à pratica, a oficina sai da sala e vai até à programação de cada evento. As pessoas que participam da oficina fazem a cobertura de todo o evento. Assim, cada ação do festival é acompanhada da forma em que os participantes se interessarem em produzir vídeos, fotos, textos, podcasts e outros materiais multimídiáticos.
Durante os shows, a equipe local - neste caso os coletivos - montam um centro multimídia ao lado da mesa de som. Uma central equipada com internet e equipamentos para a cobertura quase que simultânea dos conteúdos nos blogs e redes sociais.

Hoje

Oficina de Midialivrismo – Teatro Municipal – 16h – Fora do Eixo
Cine Debate: Você é o que você come! - O Veneno esta na mesa. UNIPAM - Auditório da biblioteca 19h

INSCREVA-SE AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário