30/08/2012

Um debate sobre midialivrismo



A oficina de midialivrismo que aconteceu no Teatro Leão de Formosa, se baseou em um debate e discussão sobre os meios de comunicação que não se prendem a instituições nem são vinculados a nenhuma ideologia política: transmitem apenas o fato, o real, diferentemente de outros tipos de informação que nos é chegado e que, na maioria das vezes, são distorcidos.

Além disso, uma das preocupações da mídia livre é transmitir em tempo real ou o mais rápido possível o que está acontecendo, para que todos tenham acesso à informação quase que instantaneamente.

Luiza e Ana, que ministraram a discussão, explicaram com bastante eficiência como é realizado o processo de cobertura de eventos, de sincronização da divulgação e de métodos utilizados, se embasando nas particularidades de cada rede social, como o trending topics do twitter, métodos de compartilhamento no facebook, dentre outros.

A preocupação com a veracidade pode causar desconforto em certas pessoas, pois nem todas querem que a informação real seja divulgada, por isso, o produto da mídia livre, muitas vezes é censurado pelas redes sociais e redes convencionais. Mas tal censura só serve para intensificar a divulgação e a preocupação de transmitir o fato tal como ele é. Além do mais, faz com que o público se interesse mais sobre aquilo que está sendo encoberto.

Uma das propostas da oficina é oferecer a possibilidade de cobertura colaborativa do Festival Marreco para os participantes interessados, o que proporciona maior aprendizado e interação entre público/organização do Festival. “Juntos somos um”, todos fazemos parte disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário