03/09/2012

Primeiro dia de música no Festival Mareeco




Cerca de 2000 pessoas passaram pelo Parque Municipal do Mocambo neste sábado (01/09), durante o Festival Marreco. Além da programação musical, o Parque recebeu stands sócioambientais, de saúde, de tatuagem, brechó, feira de produtos independentes e campeonato de skate, transformando o espaço em um grande complexo cultural para toda a família.

Com um clima agradável, coberto de sombra e todos a vontade, a banda Deep Up, de Patos de Minas, inicia a programação musical da tarde, com sua pegada doce mas intrigante. Em seguida, a banda Fôlego mostra um pouco do harcore patense. Vindos de Barbacena, conhecida como a cidade dos loucos, Os Fernandes mostraram que são grandes conhecedores do imaginário popular e muita sanidade. Ana-Hu, de Patos de Minas, continua a dar o tom da trilha sonora da tarde. Vindos de Belo Horizonte através do Edital de Intercâmbio do Música Minas, The Hells Kitchen Project e Mustache e os Apaches fizeram dois dos maiores shows da noite. Para finaliza o primeiro dia no Parque, o Black Drawing Chalks também subiu ao palco e apresentou algumas músicas inéditas!

Enquanto as bandas ocupam o palco, ao lado dele a loja Sombra em parceria com a EVS realiza o primeiro Marreco Radical SK8, um campeonato entre os skatistas da região! Cássio Denner, dono da loja, trabalha desde 2001 no ramo e já fez mais de 40 eventos com o intuito de trazer esporte para a juventude, ajudando a tirá-los das ruas e auxiliando-os a ocuparem seu tempo com atividades em grupo e de formação. “Quero oferecer cultura, esporte e diversão”, diz. O Primeiro Marreco Radical SK8 foi dividido em três categorias: mirim, iniciante e amador. Além das medalhas recebidas, o vencedor de cada categoria ganhou um tênis, e o segundo colocado ficou com uma camiseta e um acessório para o skate, já o terceiro colocado de cada categoria, o prêmio foi um boné. Na categoria Mirim, Júlio foi o vencedor e o segundo e terceiro lugar ficou com João Victor e Gabriel, com apenas 1 ponto de diferença! Os Iniciantes premiados em 1º, 2º e 3º foram, respectivamente, Douglas, Cassinho e Boquinha. Já entre os amadores, Daniel Bobo foi o primeiro colocado, seguido por Lucas e Kamicase, também com uma pequena diferença de pontos.

Abandonado há anos, o Parque Municipal do Mocambo, em Patos de Minas, voltou a ser movimentado após a segunda edição do Festival Marreco. Depois da ocupação do espaço, realizada pelo Coletivo Peleja, a prefeitura da cidade passou a realizar mensalmente o Domingo no Parque, um evento que une diversas linguagens artísticas, dá espaço para os grupos da cidade apresentarem seus trabalhos e ainda movimenta o comércio local com feiras de artesanato, gastronomia e produtos culturais. O que era antes um grande descaso com a população, um espaço de acúmulo de lixo e um patrimônio público inativado, há 4 anos voltou a ter vida, movimentação cultural e popular. Pelo 4º ano consecutivo, o Festl Marreco acontece no espaço, localizado próximo ao centro da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário